All fields are required.

Close Appointment form

Polissonografia domiciliar: como funciona o exame do sono na sua casa

  • Home
  • Polissonografia domiciliar:...
Polissonografia domiciliar: como funciona o exame do sono na sua casa
icon
Polissonografia domiciliar: como funciona o exame do sono na sua casa

No Comments

Polissonografia é um exame que faz o registro completo da atividade elétrica cerebral, da respiração e de sinais indicativos de relaxamento muscular, movimentos oculares, oxigenação sanguínea, batimento cardíaco, conforme o objetivo do estudo do sono.

Cerca de 30% dos adultos roncam e, embora para a maior parte deles isto não signifique um problema grave, estima-se que em 5% dos casos o ronco está associado a apneia do sono.

Segundo a Doutora Danielle Campos do Instituto do Sono, a polissonografia é o exame padrão ouro no diagnóstico da maioria dos distúrbios do sono. “Com ele podemos monitorar as funções vitais durante o sono e compreender a qualidade do sono. Quando existe um sono de má qualidade, fragmentado devido a apneia do sono, por exemplo, podemos saber a intensidade do problema e tratar adequadamente”.

E complementa: “Muitos pacientes que não querem fazer ou não tem uma polissonografia, podem ser tratados de forma incompleta ou errônea. Por exemplo, as vezes o indivíduo acredita que tem insônia, pois acorda no meio da noite e não consegue voltar a dormir, porém ele pode ter apneia do sono, a qual está fragmentando seu sono e o impedindo de retomar um sono de qualidade. A polissonografia nos ajuda a esclarecer essas situações e outras tantas”.

Como funciona e para quem é indicado

Geralmente é realizado durante a noite e o paciente deve dormir usando sensores fixados ao corpo. Podendo ser feito em crianças, adolescentes e adultos, o exame visa diagnosticar os mais diversos distúrbios do sono, como por exemplo: insônia; distúrbios respiratórios do sono (apneia e roncos), distúrbio do movimento periódico dos membros, síndrome das pernas inquietas, sonambulismo, terror noturno, ranger de dentes (bruxismo), fibromialgia e outros.

Polissonografia domiciliar

O Instituto do sono possibilita que a polissonografia seja realizada em casa, para um maior conforto ao paciente. Com a ajuda de aparelhos portáteis é possível obter análises específicas e completas. Porém é necessário que o paciente siga orientações para que não haja alterações nos resultados. Dentre todas, algumas são: Não tirar cochilos no dia que antecede o exame, evitar ingerir fontes de cafeína e ir para a realização do mesmo acompanhado.

Para saber todas as orientações para a polissonografia domiciliar, acesse: http://www.institutodosonodecuritiba.com.br/service-category/exames/

Vantagem para o paciente

O exame proporciona várias vantagens. Dentre elas, que todos os detalhes relacionados a doença do sono sejam diagnosticados de forma completa e precisa. 

Agende sua consulta no Instituto do Sono: http://www.institutodosonodecuritiba.com.br/contato/

Related Posts

Submit a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>