All fields are required.

Close Appointment form

Higiene do sono: Um auxílio no tratamento de insônia

Higiene do sono: Um auxílio no tratamento de insônia
icon
Higiene do sono: Um auxílio no tratamento de insônia

No Comments

Certamente você já passou noites em claro…É agoniante, não? Cerca de 24% da população sofre de insônia e 54% já viveu, em algum momento de sua vida, essa experiência.

Passar uma noite sem dormir não é considerado uma doença. Portanto a insônia pode ser somente um sintoma temporário.

Mas vale lembrar que existem vários tratamentos para esse distúrbio do sono tão comum.

Existem hábitos e medidas simples para resolver casos de insônia?

A resposta é sim. Você já ouviu falar em higiene do sono? Em casos mais simples de insônia adquirir alguns hábitos e até mesmo uma nova rotina pode ajudar e muito!

Para manter uma boa qualidade de sono devemos seguir algumas dicas importantes, como por exemplo, ter um horário regular para deitar e levantar.Esse é o propósito deste artigo, mostrar para você como dicas simples podem mudar totalmente a qualidade do seu sono. Confira:

1 – Ritual do sono

O que você costuma fazer antes de dormir? Escovar os dentes, tomar um copo d’água…Devemos estipular e seguir esse ritual natural, assim o corpo se prepara para a cama.

2 – Banho morno

Uma ou duas horas antes de dormir tomar um banho quente pode ajudar a relaxar e manter a temperatura corporal, o que é necessário para desencadear o sono.

3 – Evitar agentes estimulantes

A cafeína é um dos principais culpados pela perda do sono. Chá, chocolate, refrigerantes e nicotina também devem ser evitados para se ter uma boa noite de sono.

4 – Preparação do ambiente

Quando houver muita luz, o ideal é escurecer o ambiente. Elimine ou reduza qualquer tipo de barulho e, tente manter o ambiente com uma temperatura agradável. Além disso, não é recomendado ler no tablet ou ver televisão na cama.

5 – Pratique esportes

Fazer exercícios é essencial, porém evite a pratica ao final do dia. Lembre-se de consultar o seu médico antes de iniciar seu programa de exercícios.

6 – Evite cochilos prologados

Algumas pessoas tem o costume de tirar cochilos depois do almoço ou à tarde. Para quem sofre de insônia o cochilo pode ser um grande vilão. E mesmo para quem não sofre desse problema o recomendado são cochilos de no máximo uma hora, caso contrário o sono da noite pode ser prejudicado.

Lembre-se: o primeiro passo a ser dado em qualquer tipo de sintoma é procurar a ajuda de um médico especialista. O Instituto do Sono  de Curitiba possui profissionais altamente capacitados para atender e diagnosticar qualquer eventualidade relacionada. Entre em contato e saiba mais: http://www.institutodosonodecuritiba.com.br/contato/

Related Posts

Submit a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>