All fields are required.

Close Appointment form

CPAP: 5 perguntas e respostas

CPAP: 5 perguntas e respostas
icon
CPAP: 5 perguntas e respostas

No Comments

Antes de mais nada, você precisa saber o que é o CPAP e para que ele serve. Essa sigla que veio do inglês, significa Continuous Positive Airway Pressure, ou seja, pressão positiva contínua em vias aéreas. Atualmente é considerado por muitos médicos o melhor e mais eficaz tratamento da apneia obstrutiva do sono.

Esse equipamento que é nada mais do que uma máscara, proporciona noites mais confortáveis e com o tempo, uma maior qualidade de vida.

O CPAP é um pequeno aparelho compressor de ar silencioso de alta tecnologia que se conecta, através de um circuito flexível à uma máscara ajustada ao nariz e boca do paciente.

Vamos as 5 perguntas e respostas:

1 – Terei que usar o CPAP por toda a vida?

Devemos lembrar que cada caso é um caso, mas provavelmente não. O CPAP pode ser encarado de duas formas: obrigação ou oportunidade de tratamento. O seu médico que é especialista em sono, irá indicar a máscara ideal para você e dirá também quanto tempo em média você levará para se adaptar, após isso cabe à ele também dizer em quanto tempo o seu caso será solucionado ou reduzido em relação a sua gravidade.

2 – Qualquer pessoa pode usar o CPAP?

Não. O CPAP é um tratamento sério e específico para a apneia obstrutiva do sono. Somente após exames e consultas com um médico especialista você saberá se ele é indicado para seu caso. Caso contrário, o uso do CPAP não é recomendado, pois envolve riscos à saúde.

3 – O CPAP vicia?

Não. O que pode ocorrer na maioria dos casos é que como ele traz um sono de maior qualidade, muitos pacientes não querem mais deixar de utiliza-lo. Mas ele não causa dependência ou vicio.

4 – E se eu ainda roncar usando o CPAP?

Isso não deve ocorrer, justamente pelo aparelho ter um objetivo contrário. Caso isso aconteça, você deve buscar ajuda do profissional que receitou o uso do CPAP e conversar sobre o que está ocorrendo durante seu sono. Lembrando que a chance do nível de pressão estar errado nesse caso é grande, por isso sempre confira este detalhe antes de usar.

5 – Devo usar o CPAP mesmo quando estou viajando?

Para que o resultado seja visível de maneira mais rápida você deve utilizar a máscara todos os dias, mesmo enquanto viaja. Acessórios de viagem podem ajudar nesse caso.

 

Lembre-se: o primeiro passo a ser dado em qualquer tipo de sintoma é procurar a ajuda de um médico especialista. O Instituto do Sono  de Curitiba possui profissionais altamente capacitados para atender e diagnosticar qualquer eventualidade relacionada. Entre em contato e saiba mais: http://www.institutodosonodecuritiba.com.br/contato/

Related Posts

Submit a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>