All fields are required.

Close Appointment form

Apneia do sono tem cura?

Apneia do sono tem cura?
icon
Apneia do sono tem cura?

No Comments

Primeiramente, antes de darmos a resposta para o título da matéria, você precisa saber o que é apneia do sono. Esse distúrbio também  conhecido como síndrome da apneia obstrutiva do sono ou SAOS, ocorre a noite, quando o fluxo de ar que deveria encher nossos pulmões na respiração  não chega até ele devido um bloqueio, uma obstrução da via aérea . A respiração como que pára por alguns segundos ou até minutos, nos casos mais graves.

Em março, publicamos aqui no blog uma matéria sobre“04 dicas de como tratar a apneia do sono”, onde destacamos dicas de como minimizar os sintomas causados pela apneia. Hoje, respondemos se esse distúrbio tem cura e explicamos o porquê. Confira:

O grande problema é que de acordo com dados do Ministério da Saúde, 50% da população brasileira se queixa de uma má qualidade de sono e 33% tem apneia do sono, mas grande parte não sabe que sofre desse distúrbio.

Ainda vale lembrar que tanto o ronco que é muito comum  em pacientes com apneia, quanto o próprio distúrbio podem estar ligado com a genética. Além disso, outros fatores estão ligados ao aparecimento da apneia, como por exemplo a obesidade, ter uma mandíbula pequena ou mal posicionada  e até mesmo um pescoço mais curto e volumoso.

Mas, tem cura?

Sim !  A apneia do sono tem cura !

Cerca de 30% dos casos são resolvidos com cirurgia . Mas outras várias medidas podem ser tomadas para a cura da apneia , inclusive a perda de peso.

Algo muito recomendado por médicos especialistas é o uso do CPAP, basicamente uma máscara que tem como objetivo ajudar o individuo a respirar sem obstrução e, consequentemente dormir melhor. Embora esse tratamento não leve a cura definitiva da apneia, ele promove o controle  dos sintomas e quando o individuo usa esse equipamento a noite, ele fica livre das apneias e de suas consequências .

Você ainda pode seguir algumas dicas simples que ajudam muito a dormir melhor. Confira lendo a matéria publicada recentemente aqui no blog: http://www.institutodosonodecuritiba.com.br/10-dicas-para-um-sono-melhor/

Como saber se o meu problema será resolvido com cirurgia?

O ideal é que você consulte um especialista. Numa cirurgia é preciso que você esteja ciente dos riscos, prós e contras do procedimento. Devemos ressaltar que a cirurgia muitas vezes se apresenta como  uma ajuda a mais  no tratamento, tendo-se sucesso no procedimento mas não necessariamente a cura total da apneia.

Durante a conversa com o médico, ele avaliará se você possui alguma alteração estrutural significativa das vias aéreas superiores (nariz, faringe, base da língua, ou na estrutura óssea facial). A partir disso ele decidirá o melhor procedimento cirúrgico para o seu caso visando melhorar sua respiração, principalmente durante o sono.

 

Lembre-se: o primeiro passo a ser dado para qualquer tipo de sintoma é procurar a ajuda de um médico especialista. O Instituto do Sono de Curitiba possui profissionais altamente capacitados para atender e diagnosticar qualquer eventualidade relacionada. Entre em contato e saiba mais: http://www.institutodosonodecuritiba.com.br/contato/

Related Posts

Submit a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>