All fields are required.

Close Appointment form

04 Dicas de como tratar a apneia do sono

04 Dicas de como tratar a apneia do sono
icon
04 Dicas de como tratar a apneia do sono

No Comments

Ronco alto, dificuldade de manter o sono, insônia,  sonolência durante o dia, déficit de atenção, dor de cabeça. Estes são alguns dos sintomas de quem tem apneia do sono. Segundo o Ministério da Saúde, este distúrbio potencialmente grave, em que a respiração para e começa repetidamente, atinge 33% dos brasileiros, ou seja, 1 a cada 3 pessoas tem apneia do sono.

Sobre este assunto, e como podemos minimizá-lo, apresentamos quatro dicas simples, que podem ajudar você a dormir melhor. Confira:

1 – Ter um estilo de vida ativo

Estudos apontam que caso o seu IMC (índice de massa corporal) esteja acima dos 25 kg/m², o ideal é procurar um médico para uma reeducação alimentar e início da prática de exercícios físicos.

Essa informação é importante pois o excesso de peso e obesidade são fatores de risco para o distúrbio da apneia do sono, afinal a gordura corporal também se acumula na região da garganta e do abdome.  O que leva a uma diminuição  na região da coluna de ar e pressão no diafragma, o que provoca uma passagem de ar com maior dificuldade.

Praticar atividades físicas, junto com uma alimentação saudável, portanto, é a primeira dica.

2 – Dormindo de lado

Dormir de lado é uma dica simples e eficaz. A ação da gravidade sobre os músculos do pescoço e da língua , que encontram-se relaxados no sono,  pode favorecer o fechamento da passagem de ar. Mas caso esta não seja uma posição tão agradável para você, utilize um travesseiro extra entre as pernas pra aumentar o conforto.

3 – Diminuição no consumo de bebidas

Segundo o site BBC, pessoas que ingerem bebidas alcoólicas até duas horas antes de dormir provocam alterações nos padrões de sono. Ao contrário do que muitos pensam, o fato do álcool encurtar o tempo até o primeiro cochilo não é sinônimo de descanso.

Ainda segundo o site, a bebida altera o sono de três formas. Primeiro, acelera o sono; depois faz com que a pessoa caia em sono profundo e em seguida, causa  fragmentação dos padrões de sono na segunda metade da noite.

O álcool  aumento o relaxamento muscular, assim pode suprimir  a respiração, fazendo com que a mesma seja interrompida.

4 – Aparelhos como alternativa

O CPAP  é um dispositivo que, através de uma máscara de ar,  exerce uma pressão contínua positiva nas vias aéreas. Ele empurra o ar através dos tecidos relaxados  da garganta e promove uma respiração mais fluída. Por mais que a adaptação seja um pouco mais difícil, esta opção apresenta uma taxa de sucesso de 90% entre as pessoas que testaram. Entretanto, exige a avaliação individual de um médico do sono.

IMPORTANTE: Todas as dicas aqui apresentadas não substituem a avaliação de um médico especialista. No Instituto do Sono de Curitiba, você conta com uma equipe completa para avaliar todos os distúrbios do sono.

Related Posts

Submit a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>