All fields are required.

Close Appointment form

IN-Sonia … a insônia no olhar da psicanálise

icon
IN-Sonia … a insônia no olhar da psicanálise

No Comments

As dificuldades com o sono são queixas bastante comuns na atualidade. Muitos são os fatores que podem interferir e vez ou outra impedir que tenhamos uma boa noite de sono. Entretanto, se este fato passa a se repetir merece ser considerado com maior cuidado. Mudar os hábitos ou criar situações mais favoráveis para o relaxamento, certamente podem auxiliar. Mesmo assim, é comum que ainda seguindo estas orientações o problema persista. Nestes casos, é de suma importância poder colocar a pergunta a respeito do que está nos levando a perder o sono. E estes motivos, afirmamos, apresentam-se de maneira absolutamente singular e relacionados à história de cada paciente.

À psicanálise, não interessa oferecer um tratamento padronizado com soluções pré estabelecidas e sim uma escuta privilegiada ao sofrimento de cada sujeito. Muitas vezes estes sintomas, como a insônia, por exemplo, são mensageiros de conteúdos que não nos são acessíveis diretamente e a fala é a via pela qual podem revelar-se. Isto vale inclusive, para experiências passadas que, na prática clínica, percebemos que não ficam para trás. O “passado” não cessa de se fazer presente e atualiza-se constantemente podendo ser a causa de muitos sofrimentos. Questionar-se a este respeito e colocar palavras no que antes só pode se manifestar pelo sintoma, faz com que se abra a possibilidade de encontrarmos soluções e direções diferentes para nossa vida. E, na medida em que se “acorda” para a vida, quem sabe não seja mais necessário sacrificar noites de sono.

por Angela Dal Vesco, psicanalista

Related Posts

Submit a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>